Alunos recebem moção por criar ‘game’ educativo com experiência virtual de combate à dengue

Vereador homenageou alunos e professores. Foto: Pedro Roque
Vereador homenageou alunos e professores. Foto: Pedro Roque

Na sessão desta terça-feira (25), o vereador Landmark Rios entregou Moção de Congratulação a professores e alunos que desenvolvem o AGENTE360, um jogo em realidade virtual criado para reforçar a prevenção à dengue em Mato Grosso do Sul. O projeto, fruto de parceria entre estudantes e a Federação de Esports de MS (FESP/MS), com apoio do Ministério da Saúde e do SUS, será utilizado em escolas e em mais de dez comunidades indígenas.

O professor Maurício de Souza Estevam, responsável pelo curso de desenvolvimento de jogos digitais, explicou que a proposta surgiu da necessidade de unir tecnologia, educação e saúde pública. “O AGENTE360 nasceu para prevenir e combater os focos de dengue. São 10 alunos envolvidos, e já teremos uma versão final entre janeiro e fevereiro. Essa moção valida nosso trabalho e mostra que jogos vão muito além do entretenimento: eles educam, conscientizam e podem salvar vidas”, afirmou.

No ambiente virtual, o usuário assume o papel de um agente de saúde, circulando por casas e ambientes simulados com o uso de óculos de realidade virtual. A missão é localizar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo Maurício, a ideia é levar o jogo para as escolas, permitindo que crianças e adolescentes aprendam de forma imersiva e depois apliquem os cuidados em suas próprias casas e comunidades.

Entre os homenageados estão: Alex Camara, Gabriel Ferreira Medeiros, Guilherme Machado Neves, Pedro Diniz Santana, Herickson Moacyr Rodrigues Festi, Daniel Estevão Paiva Aranda, Júlia de Paula Veiga, Gabrieli Henrique de Oliveira, Henrique Salgado Mendonça, Rafael Orfeu Lucca Pereira Soares e Beattris Centurião Marin.

Ao parabenizar os estudantes e o professor, o vereador Landmark Rios destacou o impacto social do projeto. “É inspirador ver a juventude colocando a tecnologia a serviço da vida. Esses alunos mostram que inovação também é ferramenta de saúde pública. Campo Grande ganha muito com esse trabalho.”

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