
O vereador Landmark Rios participou nesta sexta-feira (27) da inauguração do novo refeitório do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ao lado da deputada federal Camila Jara. A entrega representa um importante avanço para a permanência estudantil, garantindo alimentação adequada aos alunos que permanecem durante todo o dia na instituição, além de fortalecer a agricultura familiar e movimentar a economia local.
A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destacou o impacto social do investimento e enfatizou que os recursos para a construção do refeitório foram viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Lula. “Não se trata só de alimentação, trata-se de dignidade para nossos estudantes”, afirmou, ressaltando o papel do refeitório como uma política pública que contribui para assegurar melhores condições de permanência e aprendizagem aos estudantes.

A deputada federal Camila Jara também ressaltou o alcance social da iniciativa, destacando que investir na alimentação escolar é garantir que mais jovens tenham condições de permanecer nos estudos e concluir sua formação, ao mesmo tempo em que se fortalece a produção da agricultura familiar e a economia local.
O diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior, enfatizou que o novo espaço permitirá que a produção e a distribuição da alimentação escolar sejam realizadas integralmente dentro da unidade. “Finalmente nós vamos poder desenvolver processos de produção e distribuição da merenda escolar totalmente dentro do nosso campus, isso certamente vai não só baixar os custos de produção e possibilitar um alcance maior da nossa comunidade acadêmica com a oferta de alimentação escolar”, destacou.

A estudante do curso de Informática, Daniela Amanda Feitosa, comemorou a conquista. “Como estudante, o refeitório para nós é uma grande conquista, já que isso vai ajudar diversos alunos aqui diariamente. Nós sabemos que alimentação garantida pela escola ajuda com que muitos alunos continuem estudando”, relatou.
Para o vereador Landmark Rios, a inauguração vai muito além da entrega de uma nova estrutura física. “Hoje não é simplesmente uma entrega de um refeitório, isso vai mais além da entrega desse espaço. É dignidade aos nossos alunos, nossos professores, nossos educadores. Com uma proposta de alimentos que vão vir da agricultura familiar, é uma cadeia que se fecha”, destacou.
A valorização da agricultura familiar tem sido uma pauta constante do mandato de Landmark, que tem participado de audiências, agendas institucionais e iniciativas voltadas ao fortalecimento dos assentamentos da reforma agrária, à ampliação dos mercados institucionais para pequenos produtores, à defesa da soberania alimentar e ao reconhecimento do papel da agricultura familiar no abastecimento das cidades. Nesse sentido, o novo refeitório do IFMS representa uma política pública capaz de conectar educação, permanência estudantil, segurança alimentar e geração de renda para famílias que vivem da produção de alimentos, fortalecendo a economia local e aproximando o campo da mesa dos estudantes.



