
Na manhã desta sexta-feira (19), o vereador Landmark Rios (PT) esteve no Polo Agroecológico Oeste, em Campo Grande, onde se reuniu com produtores que há anos aguardam a regularização fundiária da área. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas das famílias e reforçar a cobrança junto ao Executivo Municipal pela emissão dos títulos de uso, fundamentais para que os agricultores tenham acesso às políticas públicas de incentivo.
Durante a reunião, Landmark destacou a relevância da agricultura orgânica para a cidade e a necessidade de dar segurança jurídica aos trabalhadores.
“Nós precisamos, urgentemente, regularizar os produtores orgânicos que estão aqui no polo agroecológico. O município precisa resolver isso para que eles tenham a possibilidade de acessar as políticas públicas do governo federal, estadual e municipal. São famílias que produzem muito em Campo Grande e que merecem ter garantidos seus direitos e oportunidades”, afirmou o vereador.
Atualmente, 15 famílias vivem e trabalham no Polo, produzindo alimentos agroecológicos que abastecem feiras e iniciativas locais. Marlene Azambuja, diretora administrativa da associação de produtores, reforçou a importância da regularização para garantir dignidade e acesso igualitário aos programas de apoio à agricultura familiar.
“Estamos há cerca de 15 anos nessa área, mas ainda não temos o termo de permissão de uso da Prefeitura, o que nos impede de acessar plenamente as políticas públicas. Consegui individualmente a CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que abriu portas para programas como o PAA e o PNAE, mas meu desejo é que todos tenham as mesmas oportunidades. A regularização é fundamental para que possamos seguir produzindo alimentos saudáveis para a cidade”, ressaltou.
O vereador informou que vai cobrar oficialmente a Prefeitura para que a titularização da área seja feita com urgência, garantindo segurança jurídica e fortalecendo a agricultura familiar em Campo Grande.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque



