
Na véspera da chegada do ministro Guilherme Boulos a Campo Grande, o vereador Landmark Rios (PT) participou, nesta quarta-feira (4), de uma reunião no Incra de Mato Grosso do Sul com representantes de movimentos sociais da luta pela terra e com Edson Carneiro, o Índio, assessor direto do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O encontro teve como objetivo alinhar a construção de um documento unificado, que será entregue pelo vereador ao ministro, cobrando agilidade nas políticas de reforma agrária no Estado, ampliação de recursos orçamentários e respostas concretas às mais de 20 mil famílias cadastradas em Mato Grosso do Sul.
Durante a reunião, Índio destacou que a vinda de Boulos integra a iniciativa “Governo do Brasil na Rua”, determinada pelo presidente Lula, com foco em levar políticas públicas diretamente às populações mais vulneráveis.
“Essa iniciativa do Governo na Rua foi uma determinação do presidente Lula ao ministro Guilherme Boulos, que é levar o governo para o povo brasileiro, para as pessoas que mais precisam, levando serviços públicos e políticas públicas que muitas vezes o trabalhador e a trabalhadora têm dificuldade de acessar”, afirmou.
Segundo ele, apesar da agenda apertada do ministro, haverá espaço para a apresentação das demandas dos movimentos sociais. “É importante que vocês se articulem para ter esse momento com o ministro, levar suas reivindicações e desafios. O Ministério da Secretaria-Geral faz a interlocução com os diversos setores do governo, e o ministro Guilherme Boulos é um lutador social que veio da luta pela moradia, que também é a luta pela terra”, reforçou.

Documento cobra respostas e orçamento para a reforma agrária
Na avaliação do vereador Landmark, a entrega do documento ao ministro é estratégica para destravar impasses históricos e garantir respostas efetivas do Governo Federal.
“Nós precisamos muito da participação do ministro nessa agenda da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. O Incra do Estado fez o dever de casa, mesmo com poucos funcionários, organizou cadastro, áreas e processos. Mas chega um momento em que precisamos de respostas concretas”, afirmou.
Landmark ressaltou que compromissos assumidos em Brasília ainda não se converteram em orçamento. “Tivemos compromissos firmados com ministérios, com a equipe econômica, e esse orçamento até agora não veio. Estamos falando de mais de 20 mil famílias cadastradas. Não dá para tratar isso como um encontro rápido. Mato Grosso do Sul precisa ser escutado”, disse.
O vereador também destacou que a pauta da reforma agrária está diretamente conectada à realidade urbana de Campo Grande. “Aqui em Campo Grande nós temos mais de 220 favelas. Não dá para separar a luta pela terra, pela agricultura familiar, da luta por habitação e dignidade nas periferias”, completou.
Reforma agrária, favelas e habitação na agenda do ministro
Além da reunião com movimentos do campo, a visita de Guilherme Boulos à Capital inclui ação social no Lageado, visita a comunidades populares, diálogo com moradores e entrega de serviços públicos federais.
A agenda do ministro ocorre após convite formal feito por Landmark no início de 2026 e é resultado direto do processo iniciado na Audiência Pública das Favelas, realizada em 14 de novembro do ano passado, que colocou a regularização fundiária, a habitação e a reforma agrária no centro do debate político da cidade.
Na semana passada, o vereador esteve na favela Cidade dos Anjos, também no Lageado, ao lado da Defesa Civil, acompanhando a elaboração de um parecer técnico de risco, que será encaminhado à prefeita Adriane Lopes com alertas e propostas de ações preventivas.
Serviços
Quando? Dia 5 de fevereiro
Horário? Das 8h às 18h
Onde? CEU das Artes Lageado – Rua Maria Del Horno Samper, 981
Confira alguns dos serviços disponíveis:
Perícias e atendimentos do INSS
Microchipagem, RG animal e vacinação para cães e gatos
Atendimentos de saúde
Emissão da ID Jovem
Tenda Lilás de combate à violência contra a mulher
Cadastro e ajustes na conta Gov.BR
Atendimento CAIXA
Programa Reforma Casa Brasil
Arte, Cultura e muitas atrações!



