Landmark homenageia advogado Lucas Miyahira com Medalha Legislativa ‘Haguemo Tomonaga’

O vereador Landmark Rios (PT) participou, na noite desta segunda-feira (15), da Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Haguemo Tomonaga”, realizada na Câmara Municipal em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. Na ocasião, o parlamentar entregou a honraria ao jovem advogado Lucas Miyahira dos Santos, de 24 anos, em reconhecimento à sua trajetória e às contribuições culturais prestadas à sociedade campo-grandense.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lucas é integrante da quinta geração de uma família de imigrantes de Okinawa, que chegaram ao Brasil na década de 1920. Atua como Vice-Presidente de Intercâmbios Culturais e Artísticos da Associação Okinawa de Campo Grande, onde desenvolve trabalhos voltados à preservação e promoção da cultura japonesa.

Além disso, dedica-se a projetos audiovisuais, como o documentário “Flores de Bálsamo”, no qual atuou como co-diretor. A obra foi exibida em festivais regionais e internacionais e registra a relação de memórias familiares com a música folclórica okinawana.

A solenidade integra o calendário oficial do município, instituído pelas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18. A medalha homenageia o médico e ex-vereador Haguemo Tomonaga, autor da lei que criou o Dia da Comunidade Japonesa em Campo Grande e que exerceu dois mandatos no Legislativo municipal.

Para Landmark, a entrega da medalha reforça a importância da cultura japonesa na formação da identidade campo-grandense. “Reconhecer pessoas como Lucas é também valorizar o esforço das famílias que ajudaram a construir a nossa cidade. É uma justa homenagem a quem mantém vivas as raízes e promove a integração cultural entre povos”, destacou o vereador.

Foto: Pedro Roque

Renan Nucci

Assessoria de Imprensa do Vereador

Matéria original

Rolar para cima