
O vereador Landmark Rios (PT) participou, na noite desta segunda-feira (22), de uma roda de conversa na comunidade quilombola Chácara Buriti, em Campo Grande. O encontro contou com a presença do secretário nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, e reuniu moradores para debater demandas locais e o fortalecimento da agricultura familiar.
Lucineia Gabilão destacou que o selo Quilombos do Brasil, projeto do Governo Federal, tem papel fundamental na valorização da produção das comunidades. “O selo vem de encontro à produção local, à agregação de valor aos produtos comercializados, à identificação de origem da produção das comunidades quilombolas e vem para fortalecer para um reconhecimento. Esse momento aqui, essa roda de conversa, vem levantando as demandas da comunidade, ouvindo com as demais comunidades, destacando nossas necessidades e parcerias, com a presença do vereador Landmark, que tem sido um grande apoiador da causa da agricultura familiar em Campo Grande e Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O secretário nacional Edmilton Cerqueira também ressaltou a relevância da iniciativa. “Estarmos hoje aqui no quilombo Chácara Buriti é um momento muito importante. O quilombo foi o primeiro a receber, em 2013, o selo Quilombos do Brasil, que atesta a origem da produção quilombola. Nesta roda de conversa, vimos o fortalecimento da agricultura familiar, da produção de alimentos saudáveis e da identidade étnico-cultural embutida nessa produção. Foi uma noite muito feliz e significativa”, disse.
Em sintonia com as falas, o vereador Landmark reforçou seu compromisso com a causa. Ele é autor de um projeto aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeitura, que cria o Selo da Agricultura Familiar de Campo Grande, com o objetivo de valorizar os produtos da terra. “É uma honra acompanhar de perto as demandas do quilombo Chácara Buriti e de tantas comunidades que fortalecem a agricultura familiar e a identidade cultural de Campo Grande. Nosso mandato seguirá somando forças com os movimentos e o governo federal para garantir políticas públicas, reconhecimento e oportunidades para quem produz alimento saudável e gera vida com dignidade”, afirmou.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque



