
O vereador Landmark Rios (PT) cobrou da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) a apresentação de uma programação definida para os serviços de tapa-buracos, novas obras de pavimentação e recuperação das estradas rurais de Campo Grande.
A cobrança foi feita durante reunião dos vereadores com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Brandão, realizada na manhã desta terça-feira (23), na Câmara Municipal. O encontro reuniu demandas encaminhadas diariamente pela população aos gabinetes parlamentares e discutiu medidas para enfrentar a crise na manutenção das vias da Capital.
Para Landmark, a Prefeitura precisa divulgar um planejamento que permita aos moradores saber quando cada região será atendida e possibilite à Câmara acompanhar a execução dos serviços.
“Não basta dizer que as equipes serão ampliadas. Campo Grande precisa de uma programação pública, por região, com prazos para o tapa-buracos, para a recuperação das estradas rurais e para as novas obras de asfalto. A população precisa saber quando o serviço vai chegar ao seu bairro ou à sua comunidade, e a Câmara precisa ter condições de fiscalizar se aquilo que foi anunciado está sendo cumprido”, afirmou.
O vereador também cobrou informações sobre os investimentos em pavimentação autorizados pela Câmara no fim do ano passado. Em dezembro, os parlamentares aprovaram operações de crédito que somam R$ 156 milhões para obras de infraestrutura.
Desse total, R$ 136 milhões foram destinados à qualificação de vias pelo Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, incluindo pavimentação, drenagem, acessibilidade, sinalização viária e intervenções em corredores de ônibus. Outros R$ 20 milhões foram autorizados para obras de pavimentação, drenagem, requalificação de vias e demais investimentos públicos.
Entre os bairros previstos para receber as intervenções estão Vila Nossa Senhora Aparecida, Bosque da Saúde, Noroeste, Vilas Boas, Nova Tiradentes, Jardim Vitória, Jardim Los Angeles, Aero Rancho, Coophavila II, Jardim Santa Emília, Jardim São Conrado e Parque dos Girassóis.
“Nós aprovamos recursos importantes para Campo Grande avançar na pavimentação e na requalificação das ruas. Agora precisamos saber quais obras já foram contratadas, qual é a ordem de atendimento dos bairros, quando começam e quando serão entregues. O financiamento foi autorizado e a população tem o direito de acompanhar onde esse dinheiro será aplicado”, cobrou Landmark.
Sisep promete ampliar frentes de trabalho
Há cerca de 20 dias à frente da Sisep, André Brandão apresentou aos vereadores um balanço das primeiras medidas adotadas. Segundo o secretário, quando assumiu a pasta, as equipes realizavam o fechamento de aproximadamente 450 buracos por dia. Atualmente, o número teria aumentado para cerca de 800 operações diárias.
Brandão informou que três equipes atuam em três regiões da cidade, enquanto outras quatro regiões permanecem sem o serviço em razão de impedimentos judiciais. A previsão apresentada é de que uma equipe própria comece a atuar a partir da primeira quinzena de julho.
“O objetivo desse encontro foi apresentar aos vereadores que a manutenção das ruas é a prioridade do momento e vamos ponderar as considerações dos parlamentares. Nos próximos dias, alguns atos administrativos começam a vigorar e, a partir de agosto, com mais frentes de trabalho, começamos a dar uma resposta para a população”, afirmou o secretário.
Conforme os dados apresentados pela Sisep, a operação tapa-buracos demanda aproximadamente R$ 6,8 milhões por mês. O gestor afirmou que serão necessários aportes adicionais para acelerar a recuperação da malha viária.
Landmark avaliou que o aumento da produtividade é necessário, mas ressaltou que os dados precisam ser acompanhados de distribuição equilibrada dos serviços entre as sete regiões urbanas e de atendimento à área rural.
“Fechar mais buracos por dia é importante, mas precisamos saber onde esse serviço está acontecendo e quais regiões continuam esperando. Não pode existir bairro atendido repetidamente enquanto outras comunidades ficam meses sem resposta. O mesmo vale para os assentamentos e estradas rurais, onde há famílias enfrentando dificuldades para chegar à escola, aos postos de saúde e escoar a produção”, declarou.
Cobrança pelas estradas dos assentamentos
Na semana passada, Landmark já havia cobrado publicamente explicações da Sisep sobre as condições das estradas rurais e dos acessos aos assentamentos de Campo Grande.
Na ocasião, o vereador relatou a gravidade dos problemas enfrentados por produtores, estudantes e famílias que vivem longe da área urbana.
“Vou pedir informações da nossa área rural, dos nossos assentamentos, das estradas e dos nossos sítios. Tem lugar que nem calango está passando. Está feio o negócio”, afirmou durante sessão na Câmara.
A manifestação ocorreu após Landmark receber Odair Antonio de Oliveira, representante da Associação de Proprietários do Assentamento Três Corações, que relatou vias praticamente intransitáveis, dificuldades no transporte escolar, prejuízos à produção e obstáculos para o acesso aos serviços de saúde.
Após as cobranças, a Sisep iniciou nesta semana serviços de patrolamento e manutenção das estradas do Três Corações. O vereador afirmou que seguirá acompanhando o trabalho até a recuperação dos trechos mais prejudicados.
Além do Três Corações, o mandato acompanha solicitações das comunidades Conquista, Sucuri, Rincão e Estrela, que também apresentaram demandas por patrolamento, encascalhamento, limpeza e presença regular dos maquinários.



